Como é Estudar na Universidade de Buenos Aires (UBA)


A Universidade de Buenos Aires (UBA) é uma universidade que se caracteriza por ser: pública, gratuita, livre e laica. Fundada em 12 de Agosto de 1821 em Buenos Aires. Configura atualmente como a melhor universidade da Argentina e é considerada como uma das instituições de ensino mais prestigiadas da América Latina.
Rankings Mundiais:

Ou seja, você estará ingressando em uma universidade conceituada e premiada!


O que é necessário para estudar na UBA?


Como é de conhecimento da maioria, na Argentina não existe ingresso via vestibular. Assim sendo, para ingresso na universidade não é necessária realização de nenhum tipo de prova.

Para iniciar seus estudos na UBA basta proceder com sua inscrição no Ciclo Básico Comum (CBC), dentro do período de matrícula. Como estrangeiro, é preciso convalidar toda documentação do aluno antes da realização da matrícula na universidade. Nesse momento nossa assessoria estará lhe auxiliando desde as instruções do envio dos documentos até a realização da matrícula. Finalizado o processo de matrícula o aluno deverá apresentar-se no dia e local designados para início das aulas.


Como é o método ingresso?


O ingresso na universidade é realizado através do CBC – Ciclo Básico Comum. Mas O que é exatamente esse Ciclo Básico Comum? Corresponde ao 1º ano de todas as carreiras, e cada carreira tem um CBC com matérias a ela referentes.
ATENÇÃO: Ciclo Básico Comum não se configura como um curso de ingresso!

O CBC faz parte da carreira e conta como horas de estudos. Boa parte das universidades argentinas fazem uso do curso de ingresso, o qual tem duração de 1 a 3 meses, de forma que o aluno possa dar início a carreira escolhida. Cada universidade tem liberdade e autonomia para criar seu próprio curso de ingresso, e moldá-lo a sua filosofia de ensino. Mas como estamos tratando da UBA, o ingresso na carreira faz-se juntamente com o CBC.


CBC a distância: UBA XXI


O CBC também possui modalidade à distância e se chama UBA XXI. No UBA XXI o aluno contará com o acesso a uma plataforma online onde é disponibilizado um professor, também online, bem como as matérias de estudos que vem a somar com o conteúdo dos livros (de leitura obrigatória). Esse método a distância também possui aulas presencias, mas estas não são obrigatórias e tem como finalidade dirimir as dúvidas e revisar a matéria ministrada durante a semana. O aluno, caso queira, tem acesso livre as aulas do CBC em seu módulo presencial, para fins de auxilio ás suas necessidades. Já em termos de avaliação todas as provas são presenciais.


Qual o grau de dificuldade?


Alguns ainda nos perguntam o que seria mais fácil: Ingressar na UBA ou em uma faculdade particular?
O que podemos lhe dizer é: só depende de você, já que em qualquer uma das opções sua dedicação é que vai fazer a diferença. O seu sucesso vai depender unicamente de sua dedicação e do quanto você estará disposto a sacrificar alguns momentos em prol de seu sonho, mas de antemão lhe dizemos que para a UBA todo seu esforço será necessário, e recompensado. Afinal só depende de você.

O que queremos que o nosso aluno entenda é que toda mudança requer adaptação. No início podem se apresentar algumas dificuldades, mas com foco e determinação isso é superado. Você estará em um outro país, com pessoas diferentes, mas com muita vontade de vencer e é isso no final que dará a você sua satisfação pessoal.


Qual o tempo de duração da carreira?


A carreira ou curso de medicina, tem duração de 7 anos, incluindo o tempo de estudo no CBC.


Quando se dá o início das Aulas?


As aulas na UBA têm início nos meses de Março e Agosto de cada ano.


Quando o futuro aluno deve proceder com a inscrição?


Para o CBC presencial:


Caso o aluno opte por estudar medicina na UBA pelo CBC presencial sugerimos, e isso é importante, que se iniciem os trâmites com um mínimo de 3 meses de antecedência da inscrição, modos que toda tramitação se faça de forma segura e sem imprevistos.

Esperamos ter elencado nestas palavras as principais dúvidas, entretanto, estamos à disposição para atender e esclarecer qualquer outro apontamento.

Veja também:

Pacotes e preços Universidades Argentinas Quanto custa estudar na Argentina Serviços oferecidos

Contato Interagir Intercâmbio Estudantil
Escreva-nos! Teremos prazer em atendê-lo(a).






Assessoria de segunda à sexta, das 10:00 às 19:00 ou agende uma visita com um dos nossos assessores no Brasil ou na sede em Buenos Aires.
Teremos prazer em atendê-lo!



Assessoria no Brasil: (81) 2122- 3037
Av. Antônio de Góes nº 60
7º andar
Recife, Pernambuco



Assessoria em Buenos Aires: (54 11) 3014-5639
WhatsApp: (+54 11) 5376-0592
Maipu 1210, C.A.B.A.